Posted by : RodrigoPatoDonald sexta-feira, agosto 14, 2015

                           “Vermelhou a paixão... o fogo de artifício da vitória avermelhou...”



Olá, bacanudos e bacanudas! Tudo bem com vocês? Algum tempo atrás, eu fiz um Top 10 de episódios de sentais. Admito, o Super Sentai é a franquia de Tokusatsu que eu MAIS assisti e tive contato (por causa da pressão de uns esquentadinhos que queriam me empurrar os sentais favoritos deles para eu comentar aqui. XDD)....

Embora já tenha assistido mais de 50% de toda a franquia, já dá para se ter uma ideia do que é a franquia Super Sentai. Vamos encontrar algumas particularidades de uma série para outra, embora cada Sentai seja único. Uma coisa que achamos de interessante na franquia é o fato de a cor vermelha estar presente em TODOS os Sentais.

O vermelho é uma cor símbolo do Japão. Representa o brilho do Sol, a representação da maior divindade do panteão japonês: Amaterasu Omikami. Na bandeira japonesa antiga, era um Sol com raios fulgentes. Depois, vem a representação do Sol num círculo num fundo branco (Amaterasu repousando na santidade), que é a bandeira japonesa tradicional que nós conhecemos. Mas, vimos que o vermelho ainda se tornou predominante na bandeira e se tornou a cor símbolo. No Japão Feudal, a cor vermelha era a cor usada na MAIORIA das Yorois. O Vermelho também era a cor que representava os “mikoto” (imperadores), por se acreditar que os “mikoto” eram descendentes diretos de Amaterasu Omikami.

O vermelho representa o fulgor, a vivacidade e a longevidade. É a cor da guerra. Representa também o elemento Fogo, que, por si só, já mostra que serve para dominar diante de sua fúria. O Vermelho é uma cor primária. Dela se sai outras cores, como o grená, o violeta e o alaranjado. Segundo a crendice católica, o Vermelho é o símbolo do pecado da Luxúria. Segundo a mitologia grega, era a cor da armadura de Ares, deus da Guerra.

Bem, com tantas atribuições à cor vermelha, tanto do lado do Ocidente como do Oriente, era de se esperar que os japoneses tivessem uma exaltação à cor com relação aos super Sentais. Para quem acompanhou a franquia, vimos que a cor vermelha nos principais tem sido predominante. Mas, quais as características de cada Vermelho? Bem, são 41 Reds ao total (contando com Time Fire e Princess Shinken Red). Cada um com sua particularidade. Cada um com seu estilo. Não podemos afirmar QUAL Vermelho (ou “Red”, como os toku-fãs gostam de falar) é o melhor. Isso vai da opinião de cada um. NÃO posso chegar aqui e dizer: “Ah, o meu Red favorito é melhor que o teu”. E não é justo alguém chegar aqui pra mim e dizer que eu tenho que gostar dos mesmos reds que ele gosta. É algo MUITO subjetivo. Vou apresentar para vocês, meu Top 10 de Reds de Sentais, não com o propósito de dizer que a minha lista é a melhor e que deve ser seguido. Afinal, cada um tem um jeito de gostar de herói diferente do outro.

E a minha lista de reds de Sentais é baseada no que EU acredito que seja um herói e como ele deve se portar. Segundo a MINHA crença do que é ser um herói, o mesmo deve passar um exemplo de superação, onde o caráter do herói é moldado à medida que o enredo vai crescendo. Um herói perfeito para mim tem que errar MUITO no ínicio, aprender com seus erros no meio e evoluir até chegar ao patamar no final, recebendo uma recompensa pelos seus atos no final da série. Reds “certinhos” demais não me cativam. Aliás, eu desprezo Reds do tipo do Change Dragon, Goggle Red e Red Turbo, por serem certinhos demais. Um Red pra mim, não necessita de ser o líder perfeito. Às vezes, Sentais que possuem outras cores líderes (como foi o caso de Megaranger, Kakuranger e Dekaranger) se destacam mais do que Sentais que possuem líderes natos como Red. Enfim, vou lhes apresentar a minha lista de Top 10 de Sentais. Como de praxe, é uma lista subjetiva e sujeita a alterações no futuro, conforme vou assistindo novos Sentais. Capicce?

10 - Ryo (Ryu Ranger/ Gosei Sentai Dairanger)

Ryu foi descoberto pelo mestre Kaku enquanto foi salvo por este das garras de um monstro de Gohma, enquanto fazia uma entrega. A partir daí, ele se juntou aos outros e sempre tomou a iniciativa de combate da equipe. O que me fez colocar Ryo no meu top 10? Ryo é um lutador que luta bonito. Atrapalhado no início, mas sua evolução é presente. Ele ganhou meu coração pelo fato de se empenhar em dar o seu melhor pela equipe. Ele lutou para ser um exemplo e conseguiu passar esse exemplo para o povo. Admito, Dairanger está LONGE da lista de meus Sentais favoritos, mas, reconhecer a supremacia de Ryo me tornaria um blasfemador dos amantes de Sentais. Ryo luta bonito e merece estar nessa lista por causa do seu ótimo exemplo.



09 - Tendou Ryu (Red Hawk/ChoujinSentaiJetman)

Como iria me esquecer de um dos vermelhos queridinhos do povo brasileiro? Ryu sofreu MUITO durante a série. Teve muitos reveses e sofreu muita pressão psicológica e física durante a apresentação da série. É a ponta principal do pentágono amoroso em Jetman, formado por ele, Maria, Gai, Kaori e Raita. Ele se mostrou um vermelho valoroso, que se importa com o próximo. Teve uma paciência ao lidar com as dificuldades de cada um dos companheiros. E teve um bom jogo de cintura em ensinar a cada um dos combatentes como lidar com as dificuldades de ser um Jetman. Enfim, Ryu é um ótimo exemplo de como um herói deve se portar.



08 - Shiba Takeru (Shinken Red/Samurai Sentai Shinkenger)

Ele é um shogun que não era shogun (assistam Shinkenger e vão entender o fato de ele ser e não ser shogun ao mesmo tempo). Ou seja, é líder nato! Devia ficar feliz por saber que haveria 4 guerreiros que estariam dispostos a morrer por ele. Mas ele, no auge de sua plenitude, me conquistou por um gesto envolvendo os seus vassalos. Ao invés de querer que eles morressem por ele, Takeru queria poupá-los e queria morrer por eles. UAU! Takeru foi o shogun mais controverso da história do Japão e um dos mais hilários. As melhores piadas de Shinkenger foram envolvendo Takeru (principalmente aquela da casa mal assombrada dos Sentais). Mesmo ele passando por situações inusitadas, ele não perdeu a pose e se destaca como um dos melhores vermelhos da história dos Sentais.



07 -  Akashi Satoru ( Bouken Red/Go Go Sentai Boukenger)

Um dos vermelhinhos mais intrigantes da franquia. Considerado uma lenda viva entre os seus subordinados. É o aventureiro mais experiente da equipe. É caloroso, quer passar uma imagem de “líder exemplar”, mas passa por umas situações inusitadas e acaba perdendo a pose (principalmente no episódio em que ele adota o menino Momotaros). Akashi, mesmo sendo o líder, comete alguns erros em prol da dignidade dele e da equipe. Pagou meio que caro por seus deslizes, mas, soube dar a volta por cima e se superou MUITO bem. Foi recompensado no final pelos seus atos e suas excelentes atitudes.



06 - Alata (Gosei Red/Tensou Sentai Goseiger)

Rosto angelical. Um menino ainda. Não possui porte físico de herói. Mas engana-se que, para ser herói de verdade, precisa exalar testosterona e músculos por todos os poros do corpo. Ser herói vai MUITO mais do que sua aparência física. Mas, são suas atitudes que mostram o que é ser um grande herói. E Alata é assim. Odiado pela grande maioria por causa de sua aparência, Alata calou a boca de MUITA gente por suas atitudes nobres, dignas de um grande herói. Com uma participação tímida no inicio, muitas vezes sendo ultrapassado por Moune em atitudes, Alata foi ganhando mais destaque e ele mostrou para que veio. Fez umas coisas inusitadas nos 20 episódios finais e isso fez com que ele entrasse nesse Top 10.





05 - Suzuki Right (ToQ #1/Resha Sentai ToQger)

Outro Vermelho bastante odiado pela grande massa por causa da aparência. Só quero saber da cabeça daqueles que se dizem toku-fãs onde está escrito que, para ser herói, precisa ter a imagem de homem alto, másculo e viril. Se existir essa regra em algum lugar, por favor, me mostrem, pois preciso verificar com meus olhos, pois, com sinceridade, se tudo (mas TUDO mesmo) que o Right passou durante ToQger, e ainda por cima os sacrifícios que ele fez em prol da sua equipe e do próximo, dando o máximo de si, não for uma atitude digna de HOMEM e de Herói, realmente, meu conceito de o que é ser homem e ser herói está MUITO deturpado, pois Right se mostrou um herói valoroso no decorrer da série. Apanhou, sofreu, errou e se reergueu. Ponto pra ele.



04 - Takeru (Red Mask/Hikari Sentai Maskman)

O cara foi um dos Reds que MAIS sofreu de toda a franquia. Desequilibrou o time MUITAS vezes com seu jeito impulsivo, cegado pelo amor de sua amada, que estava nas mãos do inimigo. Muitas vezes, comeu o pão que o diabo amassou por culpa de seus deslizes.  Foi o principal alvo na MAIORIA dos golpes dados pelos vilões. Mesmo cometendo MUITAS falhas, Takeru não se deixou abater. Mesmo que a sua história seja baseada num romance agridoce proibido, ele deu a volta por cima e não se deixou abater. Se superou, mas não teve um final feliz, mesmo fazendo as coisas certas no final. Mas deixou um bom legado, além de ser um lutador eficiente. Takeru merece estar nessa lista.



03 - Hakua Ryouga (Abared/ Bakuryuu Sentai Abaranger)

Ele é positivo. Ele é animado. Ele tem o dom de não deixar ninguém desanimar. Ele tinha tudo para ser um emburrado devido às circunstâncias da vida, como a perda da família, sobrando apenas a sua sobrinha, Mai-chan, para tomar conta. Mesmo assim, Ryouga se deixou mostrar como um exímio combatente. Como um herói responsável que, antes de ser guerreiro, sabe demonstrar a essência do Amor. Aliás, ouso dizer que Ryouga é o vermelho mais amoroso da franquia, até o presente momento dos Sentais que eu vi. A principal marca de Ryouga é o seu sorriso, que mostra que não precisa exibir só pancadas para se derrotar um inimigo. E isso o faz ser um vermelho exemplar.



02 - Sasuke (Ninja Red/Kakuranger)

Abobalhado no início. Fez algumas burradas. Mas depois, à medida que os episódios foram avançando, Sasuke foi se mostrando um herói exemplar. Mesmo sendo submisso a Tsuruhime, e mesmo que ela tenha sido praticamente a principal da série, Sasuke consegue roubar alguns momentos para si, como no caso em que ele "rouba" a espada do Muteki Shogun. O cara passou por maus bocados. Mas provou o que é ser um herói de verdade por não deixar se abater por causa disso. Ele evoluiu e MUITO do início para o final. Não iria deixa-lo de fora dessa lista por nada desse mundo.



01 - (Akaza Banban/Dekaranger)

Finalmente, o meu Vermelho favorito. Meu exemplo máximo de herói. Um herói que erra MUITO, mas MUITO mesmo no início. É disciplinado no decorrer da série. E no final, devido as suas atitudes heroicas, é recompensado com um ótimo posto na Polícia Espacial. E o mais legal de tudo: ele é reconhecido por seus companheiros. Ban tinha tudo para dar errado. É impulsivo, gritava muito, gostava de agir sozinho e era provocador. Mas tudo isso foi deixado de lado à medida que ele foi aprendendo a trabalhar em equipe e reconhecendo o potencial de seus colegas. Ban, a medida que foi evoluindo, foi aprendendo a impulsionar os amigos a acreditarem em si. E ele SEMPRE estava disposto a morrer, se fosse possível, para cumprir a sua missão como policial. Ah... como gostaria de ter sido ele. Como gostaria que Dekaranger fosse exibido no Brasil SÓ para ver o Ban ser venerado como merece (Tá, delirei agora!! :3 ). Adoro!!


_________________________________________________________________________________


Bem, essa foi a minha lista! Lembrando: NÃO é a verdade absoluta! NÃO é um modelo a ser seguido! Cada um é livre para seguir e fazer a sua lista. Ninguém é obrigado a concordar (ou discordar) dela. Afinal, como já disse uma vez, uma lista desse porte é algo subjetivo e deve ser usada para as pessoas conhecerem o que a franquia tem de melhor. Agora, cabe a vocês escolherem como seria a lista de vocês baseada no gosto PESSOAL de vocês. E aê? Como ficaria a lista de vocês? :D


{ 11 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Ficou muito show esse teu top tio! Mas dois pequenos comentários: O primeiro, acredito ter faltado o HIromu(Red Buster/Go-Busters) que teve superar muitas dificuldades das quais posso citar o seu alto senso de responsabilidade aonde durante a série ele aprende que nem tudo se resolve sozinho, no mínimo ele merecia uma menção honrosa. E segundo, quando você comentou a respeito do pentágono amoroso em Jetman na verdade seria o Grey no lugar do Raita, afinal ele se predispôs a pedir para os seus inimigos para salvar a Maria que estava sendo controlada pelo Radiguet. Fora isso, show de bola! E espero ver mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não vi Go-Buster.... (por isso que eu disse, lista sujeita a alterações futuras) XDDD... E, sobre o pentágono amoroso, acredito que seja, então, um Hexágono amoroso, pois, é visivelmente notável no início da série um interesse doentio do Raita de tentar conquista a Kaori, inclusive, teve dois episódios que mostram isso. XDD

      Excluir
    2. Não assistir Go-Busters é um crime aos sentais vindo do cara que não viu ainda Changemem e Flashman mas enfim gostei do top, sobre Jetman na moral parece novela e novela ruim não tenho nada contra romance mas ali ficou feio.
      O meu para ser rápido e sem enrolação ficaria assim:
      1-Red buster/ Hiromu Sakurada
      2-Bouken Red/ Akashi
      3-Tyranno Ranger/ Geki
      4-Time Red/ Tatsuya Asami
      5-Ryu Ranger/ Ryo
      6-Red Falcon/ Yusuke
      7-Shinken Red/Takeru
      8-Red Mask/ Takeo com a voz do Bretas na cabeça Red Mask!!
      9-Red Halk/Ryu
      10-Ninja Red/ Sasuke

      No fim gosto muito dos red's exemplos de liderança acho que líder tem que ter isso ai inspirar.

      Já um top para os lideres não red's
      Mega Black manda lembrança ^^

      Excluir
  2. Gostei do top 10 ficou bacana apesar de ainda não ter visto muitos sentais antigos salvo liveman e Changeman, sendo assim, acredito que eu ainda não tenha como formular um top que seja um pouco adequado porém como muitos disseram senti falta de Hiromu (Go-Busters)

    ResponderExcluir
  3. Acrescentando a personalidade de Ban, achei isso num blog estrangeiro(traduzi) e achei que se encaixa perfeitamente pra descrever o Deka Red:
    "Ele é o renegado maluco, o Martin Riggs. Ele é o cara que limpa o traseiro com o livro de regras e joga ele no inimigo. Ele vai com tudo, disparando pra todo lado e NÃO PARA! Ele é determinado, ele quer que os caras maus paguem por seus crimes."
    Ponto.

    ResponderExcluir
  4. Meu top 10 tem:

    Tsurugi-Change Dragon
    Ryu-Red Hawk
    Marvelous- Gokai Red
    Jin-Red Flash
    Goro-Oh Red
    Takeo- Red Mask
    Takeru- Shinken Red
    Ban- Deka Red
    Yusuke - Red Falcon
    Akashi- Bouken Red

    ResponderExcluir
  5. alguma previsão de lançamento de goranger e principalmente janperson??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Junior. Vamos lá: Janperson nós lançamos recentemente os 17 e 18. O 19 já está traduzido, aguardando nosso revisor ter um tempinho com os trampos da faculdade. Já estou mexendo/traduzindo o 20.

      Goranger está nas mãos da nossa tradutora e pode sair a qualquer momento. (Mas também pode demorar cinco meses... Sei lá, o mundo é muito louco e tals...)

      Excluir
  6. e uma dica, já que a maioria das séries é legendado diretamente do aúdio original sugiro que fosse priorizado o término de bioman, pois o guis não irá terminar a série vide o período de natividade do grupo, e o trabalho de vcs é espetacular no projeto, seria simplesmente maravilhoso e muito comemorado o término do mesmo por todos aqueles que acompanham o blog pelo país....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre Bioman: honestamente, até chegamos a cogitar terminar Bioman por nós mesmos sem depender do GUIS, mas isso exigiria termos mais um(a) tradutor(a), porque se os tradutores que temos tivessem que fazer isso também, tudo demoraria ainda mais.

      Sendo assim, esperaremos o GUIS, pois acreditamos que eles vão terminar. E torcemos para que seja o quanto antes.

      E, claro, agradecemos sua confiança em nosso trabalho.

      Excluir


  7. Vou discordar e muito desta lista. Ficou Top, mas não consigo imaginar uma lista dos vermelhos sem o Marvelous e o Din.

    10- Kai / Magi Red
    9 - Tatsuya / Time Red
    8- Kakeru / Gao Red
    7- Jan / Geki Red
    6- Takeo / Red Mask
    5- Takeru / Shinken Red
    4 - Tsurugi / Change Dragon
    3- Ban / Deka Red
    2- Din / Red Flash
    1- Marvelous / Gokai Red

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -