Posted by : Kleber quinta-feira, outubro 01, 2015


Recentemente eu vi uma pequena polêmica envolvendo a palavra temática, em relação á tokusatsus.

Mas, afinal de contas, o que é temática? É a mesma coisa que tema?

Temática é um conjunto de temas que caracterizam uma obra. Mas algumas pessoas confundiram tema (assunto) com temática (conjunto de temas).
Um tokusatsu não precisa ter apenas um tema em sua história. Um tokusatsu pode abranger “n” temas que podem (ou não) ser condizentes com seu enredo.

Pra ilustrar melhor e ficar bem caracterizado a diferença entre tema e temática, peguemos primeiro um exemplo que foi exibido aqui no Brasil: Spielvan

Spielvan tem como temática a preservação da água (e do meio ambiente, por conseqüência), viagem dimensional e viagem no tempo (vamos nos ater apenas a esses três, embora possa haver mais temas que eu esqueci). A ênfase maior da série é em o Imperador Water querer consumir toda a água potável do nosso planeta e transformar o planeta em algo pútrido, poluído, mas os demais temas que eu citei são coisas abordadas (constantemente) durante a série.

Agora peguemos como exemplo a série que gerou o tal burburinho sobre temática (e que não foi exibido no Brasil): Liveman

Liveman tem como tema central a ciência, isso é um fato inegável. Porém, para uma série chamada “Esquadrão das Super Feras”, em que os heróis usam codinomes de animais quando se transformam (Red Falcon, Yellow Lion, Blue Dolphin, Green Sai*, Black Bison), as armas que eles utilizam tem o design do seu animal respectivo e os mechas têm o design do animal respectivo de seu ocupante, é inegável que o segundo tema da série seja animais. Ou seja, a temática de Liveman é ciência E animais.
*Sai = Rinoceronte


Portanto, muita calma na hora de tirar conclusões. Quando falamos na temática de um tokusatsu, estamos falando de todos os temas envolvidos nesse determinado toku. Um tema não anula o outro, muito pelo contrário, um tema complementa o outro. Não é porque um tokusatsu pende mais para um tema, que o tema secundário (ou terciário) não tenha importância, não seja relevante. OK?

Gostou da matéria? Gostaria de sugerir algum tema? Vá ali embaixo e deixe seu plá nos comentários!
- Kleber "Nazca"

{ 7 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. muito bom. galera falando que o tema de liveman é apenas ciência. what? "esquadrão das super feras" e não tem animais?

    ResponderExcluir
  2. 'Sim, eu endosso o questionamento do amigo acima, espero que o sub que por sinal é o melhor do país não se torne um blog de exploração da cultura nipônica, estamos anciosos pela conclusão dos projetos em andamento e pelo surgimento de tantos outros, no aguardo de novidades, um abraço a toda equipe, e mais uma vez parabebs pelo trabalho de excelencia do sub em seus projetos atraves de seus idealizaderes.

    ResponderExcluir
  3. A gente agradece de coração a confiança em nosso trabalho. Sabemos que muitos aqui não se interessam por nossas matérias e não gostam de debater. Sabemos que a MAIORIA vem aqui só pelos downloads. Mas, uma coisa que devemos deixar claro é que nós fazemos o nosso serviço de forma voluntária, sem fins lucrativos, só com o propósito de entreter vocês. E, pelo fato de fazermos isso de forma voluntária, CADA membro da equipe do Rampage possui seus afazeres seculares. E sem falar que também dependemos, em MUITOS casos, de subs estrangeiros. Um trabalho de tradução, timing, encode, revisão, enfim, de várias coisas, dependem da junção tempo, disponibilidade e saúde física (sabiam que uma de nossas tradutoras ficou internada por causa de uma pneumonia grave??) de cada um dos membros. Então, estamos pedindo encarecidamente um pouco de compreensão e paciência para conosco. Estamos dando o máximo que podemos para tentarmos adiantar o que for feito. Afinal, prezamos pela qualidade. Do que adianta um episódio legendado de forma porca para atender as vaidades daqueles que baixam se eles irão reclamar depois por ter sido feito às pressas? Então, com certeza vamos prezar pela qualidade. E, como falei acima, nosso trabalho é VOLUNTÁRIO. Fazemos isso por amor. Nós NÃO vivemos SÓ para legendar. Afinal, fan-sub não paga energia, internet e manutenção de nossas máquinas para atender as vaidades de vocês. Para pagarmos TUDO isso, precisamos TRABALHAR. Ou vocês acham que somos 'mauricinhos e patricinhas' sustentados por papai e mamãe? Então, pedimos encarecidamente um pouco de respeito com relação a nossas atividades seculares. E, com relação aos rumos do blog, tanto eu como o Nazca iremos fazer matérias de cunho cultural do mundo dos tokusatsus japoneses SIM! Não vamos transformar o Rampage num Fan-sub onde SÓ vamos disponibilizar downloads e as pessoas baixam e vazam. Vamos fazer de tudo para interagir com gente que gosta de interagir com nossas matérias. Mesmo que ALGUNS não gostam de ler o que escrevemos, sabemos que tem gente que gosta de ler. Vamos tentar fazer um blog completo, com um misto de links para download e interação com matérias de curiosidades. Enfim, fica aqui o nosso pedido de compreensão. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou muito mas falou bonito, para falar a verdade acompanho só o JAKQ e adoro chegar aqui e ler matérias dos mais variados temas - diferente de outros subs ou speedsubs vocês fazem com qualidade o mais importante,as series já passaram 30 a 20 anos atrás esperar mais alguns anos para terminar não tem problema.

      Releve criticas deste nível de pessoas que só interessa no download, para fazer não sei o que depois com ele usando material alheio - ciente que não estou julgando os que pediram downloads aqui, nem acusando que fazem outras coisa com o mesmo.

      Excluir
    2. Realmente como professor, fico desapontado com a falta de senso.
      Temática tem e haver com o desenvolvimento do tema mas como assim tema o que seria tema?
      Simples tematica tem haver com o desenvolvimento da historia.
      E não com a parte visual da obra ou do seriado.
      Temática é um adjetivo que se refere ao assunto que se quer provar ou desenvolver em uma obra literária. Temática significa o mesmo que assunto, tema, tópico, objeto, teor, etc.

      Temática é o conjunto de temas de qualquer obra de teor artístico. Na área de teatro, cinema e televisão, temática é o argumento, o enredo, a trama, o contexto etc.

      Temática é a ideia predominante de um texto acadêmico, de informação jornalística, técnico, literário etc. É a ideia central, bem definida, simples ou complexa, desenvolvida de forma clara, para o bom entendimento do leitor.
      A tematica do Liveman e puramente a ciência e juventude.
      O Liveman e o primeiro sentai a ter um visual baseado em animais por tanto vamos estudar antes de falar besteira.

      Excluir
    3. A besteira começa quando se diz que Liveman é o primeiro Sentai com visual baseado em animais, mas o primeiro foi Sun Vulcan.

      Excluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -