Archive for Setembro 2016

ATENÇÃO, PESSOAL! Precisamos de vocês!!

By : RodrigoPatoDonald




Olá, bacanudos e bacanudos! Aqui quem vos falar é o Rodrigo Paula, vulgo Pato Donald ou Tio Donald. Para quem não me conhece, sou redator da revista Neo Tokyo responsável pelas matérias sobre tokus na mesma. Também sou redator do fan-subber Rampage.  

Venho por meio desta lhes contar uma coisa. Esse Pato maroto que sempre lhes perturbam com textos que as vezes lhes incomodam, visto que vocês aguardam ansiosamente os lançamento para baixarem, está com um projeto ousado. E, nesse projeto, QUALQUER um pode participar. Do que se trata??

Bem... eu estou escrevendo um livro que retrata a trajetória dos Tokusatsus na TV Brasileira. O título provisório dele é Ascensão, Glória e Queda dos tokus na TV Brasileira. É um livro que está bem completo. Nele, vou abordar alguns assuntos legais. A Introdução vai mostrar a definição do Tokusatsu, o que significa para os japoneses e para os brasileiros e vai mostrar também os principais gêneros de tokus japoneses. O capítulo 01 vai mostrar a trajetória da TV Brasileira, para os leitores verem como funcionou (e funciona) a TV brasileira e para o povo entender porque tivemos tokus e porque hoje não temos mais. O capítulo 02 vai mostrar a trajetória dos programas infantis, pois sem eles, não teríamos tokus em nenhuma época. Os capítulos 04 até o 07, vamos falar de Angélica, Adolpho Bloch, Mariane e Silvios Santos, pessoas essa que, diretamente ou indiretamente, ajudaram a popularizar os tokus na nossa TV de alguma forma. Do capítulo 09 em diante, vamos falar dos MAIS de 40 tokus exibidos no Brasil, um por um, com mais de 8 páginas cada capítulo, com ilustrações e prints. Após falarmos do último toku exibido no Brasil, vamos passar algumas reviews de tokus NÃO exibidos no Brasil para o povo conhecer. Vamos falar também do serviço de streaming e de como funciona o toku no Japão. E vamos falar também dos tokus nacionais, pois, tivemos alguns. Enfim, vai ser um livro bem completo. E podem ficar tranquilos. O livro está sendo supervisionado por jornalistas e autores consagrados (inclusive, por funcionários da finada Manchete, visto que o alvo maior vai ser pessoas que presenciaram as aventuras dos heróis na emissora dos Bloch), que estão me dando uma exatidão sobre datas CORRETAS e curiosidades de bastidores. Ou seja, está sendo uma supervisão MUITO rigorosa, para passar exatidão e coerência para vocês.

E sobre o capítulo 09 em diante que eu preciso da ajuda de vocês. Nesses capítulos, que vou falar dos tokus exibidos aqui dos anos 60 até agora, vou precisar colher DEPOIMENTOS de leitores para botar no livro (com os devidos créditos) e enriquecer ainda mais o texto, deixando a leitura mais próxima daqueles que presenciaram os bons momentos. Então, vou alistar algumas perguntas e mandem as respostas para o meu e-mail pessoal ( rodrigopatodonald@hotmail.com ). Mas, tenho umas observações pessoais. O livro está sendo escrito de forma imparcial, então os depoimentos terão que mostrar imparcialidade e consideração. Ou seja, será colhidos depoimentos com teor objetivo, e NÃO subjetivo. Depoimentos com frases do tipo “MELHOR sentai que existe”, “Não tem melhor herói do que esse, o resto é lixo”, “Época em que heróis eram machos” e etc... serão descartados. Então, lá vão as produções que vamos falar:

- Filmes de Kaiju Eiga, que são os filmes de monstros, (todos lançados no Brasil, como os de Godzilla e Princípe Dinossauro).
- Filmes de Nippo Heroes, que são os filmes de Japão Feudal (todos os lançados no Brasil, como Azumi e Shogun Mayeda)
- Metal Heroes (Jaspion, Shaider, Jiraya, Gaban, Metalder, Sharivan, Spielvan, Jiban, Winspector e Solbrain)
- Super Sentais (Maskman, Flashman e Goggle Five)
- Ultraman (Ultraman, O Regresso de Ultraman, Ultraseven, Ultraman Tiga)
- Kyodai Heroes (Robô Gigante, Spectroman, Magma Tashi)
- Henshin Heroes que NÃO estão alistados nas categorias acima (National Kid, Ésper, Cybercops, Lion Man, Machineman, Ryukendo, Patrine, Agentes Fantasmas, Bicrossers)

-OBS: Capítulos sobre Kamen Rider Black e RX e Changeman já foram escritos e com depoimentos recolhidos e já usados.

As perguntas que devem ser respondidas são essas:

1)   Seu nome, idade, cidade e estado.
2)   Como tu conheceste (série/filme)??
3)      Quais foram suas primeiras impressões sobre essas séries/filmes??
4)      O que mais te cativou nessas séries e filmes??
5)      Quais as principais qualidades das séries e filmes que assistiram??
6)      Quais os principais defeitos das séries e filmes que assistiram??


Enfim... espero um retorno positivo.... the search continues.

Até ONDE vai o bom senso do Toku-fã?? Brasileiro sabe ser FÃ?

By : RodrigoPatoDonald



Recentemente, uma notícia revelou uma faceta, digamos, inconveniente da fan-base brasileira. Que notícia foi essa? Bem, o ator Tyler James William escreveu em suas redes sociais, sobre seu descontentamento com a fan-base brasileira para o seriado Everybody Hates Chris (Todo Mundo Odeia o Chris). Sim! Brasileiros em massa invadiam suas contas para repetir, o tempo todo, frases relacionadas ao seriado que consagrou Tyler e ele demonstrou seu descontentamento com a fan-base brasileira, bloqueando brasileiros em suas contas nas redes sociais. Ou seja, foi um bloqueio em massa.

Mas não é só artistas estrangeiros sofrem com esse tipo de inconveniência. Artistas brasileiros também sofrem com isso. Recentemente, devido a uma inconveniência de alguns fãs, a apresentadora Xuxa desativou por alguns dias sua conta no Facebook (mas já voltou) e bloqueou outra parte de fãs. A apresentadora Angélica processou um fã por causa de um assédio crescente, cujo cidadão explanava devaneios a respeito da vida pessoal da apresentadora, onde ele afirmava que tinha um caso com ela e que ele era realmente o pai dos três filhos dela!

Agora, eu lhes pergunto: será que isso é exclusividade SÓ de artistas de grande apelo mundial? E como ficam nossos atores de nossas amadas séries de tokusatsus japoneses com relação à fãs brasileiros? Bem... Do mesmo modo que Tyler James William, Xuxa e Angélica, atores de tokus também sofrem com esse tipo de conduta da parte dos brasileiros. Vou lhes dar dois exemplos. Um ocorreu com o ator Hissei Hirota. A inconveniência de fãs brasileiros foi tão grande que ele desativou seu perfil do Facebook por um tempo (alguns acreditam que o perfil atual no Face, cheio de fotos printadas de Maskman e de fotos retiradas da internet, seja fake de brasileiro) e até fechou seu blog pessoal, visto a insistência do povo em falar de Maskman o tempo todo. O outro ator que foi vítima de brasileiros foi Tota Tarumi, vulgo Red Flash. Em 2011, nos primórdios de sua conta no Facebook, devido a insistência de se falar de Flashman o tempo todo, levou Tota a ter uma explosão de raiva e fazer um desabafo em sua rede social, chamando os brasileiros de “chatos”.

Hoje em dia, a coisa cresceu e tomou proporções assustadoras. O que está sendo questionado aqui é o fato de como brasileiro está se portando. E a nossa conduta como um todo não está sendo das melhores. Por exemplo, postaram fotos nuas da Sayoko Hagiwara (Nefer, de Flashman) na timeline dela. Ela que é hoje uma senhora casada, com filhos e uma senhora de respeito. QUAL a necessidade de a expor dessa forma na internet? Qual foi resultado disso? Ela excluiu um bom número de brasileiros na conta dela e não está mais aceitando perfis de brasileiros nas suas redes sociais. Recentemente, um fato curioso que aconteceu no perfil do Hiroshi Tokoro (Shouhei Kusaka, Jiban) foi de duas “fãs” que se declararam com “relacionamento sério” com ele. O coitado (que NÃO entende português) acha que seja uma “HOMENAGEM” e o resultado é que ele leva na esportiva e as gurias ficam lá se matando quem vai “casar” e ir “morar no Japão” com ele primeiro e o povo em peso fazem troça das caras delas. Como citado acima, MUITOS atores/atrizes de tokus estão se afastando do público como um todo. Muitos são rudes e hostis com brasileiros e ainda levam a fama de chatos.

A pergunta é: vocês tiram a razão deles? Bem... como brasileiro tem se portado com atores de tokus? Muitos atores de tokusatsus, numa maneira de se aproximar da mídia, possuem acesso a redes sociais e não se importaram em adicionar fãs de diversas partes do mundo. O problema tem sido como muitos fãs tem se portado com esses atores nas suas respectivas redes sociais. Vou lhes dar um exemplo. Se vocês visitarem o perfil do Hiroshi Watari, o que vemos? Fãs brasileiros num excesso de postagens sobre o MESMO tema. Se o Hiroshi posta uma foto na praia, fãs brasileiros enchem o post dele com montagens com as fotos de Spielvan e Sharivan. Às vezes, a postagem não tem NADA relacionado a toku ou séries do passado, mas está lá, os fãs enchendo o post do cara citando o tempo todo: “Sharivan, the great hero!”, “Spielvan, the best!” e variantes, isso quando não usam de uma repetição para bradar os nomes dos dois personagens marcantes dele: SHARIVAN! SPIELVAN! Tem um cidadão que fica postando prints de Spielvan e fotos tiradas da internet e comentando as falas da cena ou o nome dos personagens da cena na timeline do Watari. Isso quando esse assédio exagerado não motiva os fãs a invadirem a linha do tempo dos atores e praticamente obrigando os atores a responderem seus assédios (como vimos na foto abaixo). O máximo que ganham com isso é um desprezo, pois nessas postagens-homenagens, quem comenta e curte, geralmente, são outros fãs brasileiros. Os próprios atores mesmo passam batido pelas mensagens dos fãs. Alguns atores, como o próprio Tota Tarumi (Red Flash), já bloquearam alguns fãs que invadiram sua respectiva linha do tempo para postagem para falar de Flashman.

                       


Outro deslize que a fan-base comete com atores está relacionado a marcar VÁRIOS atores em diversas imagens e homenagens por aí. Às vezes, colocam atores em grupos de tokus SEM o consentimento deles e os ficam marcando toda hora. O que esses fãs ganham? Simples! Ganham só o desprezo! Afinal, a MAIORIA desses atores RARAMENTE interage com os fãs sobre essas produções. Eu conheço uma pessoa que é fã de Flashman e que passava o dia todo printando cena por cena de Flashman, postando no Face e marcando o Tota Tarumi o tempo todo. Fui alertar essa pessoa que isso o estava incomodando (visto que ele já fez uma postagem sobre isso no Face) e a pessoa simplesmente me bloqueou, pois disse que ele tinha que aceitar o Red Flash como o herói da infância dessa pessoa. Oi? Mas ele JÁ sabe que fez o Red Flash. PARA QUÊ lembrar disso toda hora? Então, como o brasileiro deve ser portar na internet?

Bem... já somos crescidinhos demais e acho que é inconveniente alguém usar um blog para dizer como pessoas ADULTAS devem se comportar na internet como lidar com famosos. Sim! Eu ACHO que já está MAIS do que na hora de brasileiro ter um pouco de juízo sobre como vai se portar com famosos na internet, ainda mais de atores tokus. Eu vou ser honesto. Eu tenho poucos atores de tokus (três da minha geração e dois de séries não exibidas aqui) e a gente QUASE não interage. Para não dizer que eu NÃO interajo, eu converso esporadicamente com dois (Teruaki Ogawa, o Ninja Red de Kakuranger, e Keiya Asakura, o Blue Turbo de Turboranger). E como a gente interage numa boa, onde eles fazem até piadas comigo? Vamos lá! Eu lhes digo!

·         Sempre conversem num idioma em que eles entendem, geralmente, Inglês ou o próprio Japonês. Vós deveis estar pensando: “Mas eu não sei falar inglês ou japonês!”. Simples! Usem google tradutor! Ou peçam alguém que possui dominância nesses idiomas lhes ajudarem. Vai ser bom pra vocês!


·         NUNCA falem de tokus ou personagens do passado quando a postagem deles NÃO permite isso. Se um ator/atriz de toku postou uma foto do pôr-do-sol, fale sobre isso. Fale como é o pôr-do-sol da sua cidade. Eles vão gostar. Certa vez, o Shigeki Ishi postou uma foto do nascer do sol na praia e eu mostrei o nascer do sol do Pantanal brasileiro. Ele curtiu e agradeceu pela bela foto. Viram como é simples?


·         Sejam MODERADOS quando os atores/atrizes postarem algo de tokus. Procurem falar DAQUELE momento postado na foto. Se ele postou uma foto moderna de um trabalho atual, falem DESSE trabalho. Se o ator/atriz postou sobre o trabalho X, evitem falar do trabalho Z. Afinal, o trabalho de alguém das artes cênicas depende exclusivamente de renovação e de trabalhos NOVOS. NÃO se tem necessidade de ficar preso a UM personagem do passado.

·         Outra dica oportuna é: EVITEM floodar (encher) as linhas do tempo deles. Sejam com mensagens cobrando atenção ou fotos de homenagens, evitem. A não ser que sejam em ocasiões especiais, como aniversário ou festejos de fim de ano. Aí, está liberado. Fora isso, é MUITO inconveniente invadir a timeline deles para falar de coisas do passado, dos quais eles, talvez, NEM queiram saber mais.


·         Se um ator/atriz postar algo de algum trabalho atual, seja toku ou não, AJUDEM a divulgar! Esqueçam que eles já fizeram algo do passado. Pensem no presente ou futuro deles. Afinal, eles são ATORES/ATRIZES, e NÃO personagens. Se vocês fizerem isso, vão ajudar a terem uma devida admiração por parte deles. E talvez eles sejam até atenciosos. Peguem essa foto como exemplo (no meu perfil pessoal no Face):

     



Como lhes falei, eu sou um NADA e acho chato eu vir aqui ensinar um bando de marmanjos a ser fã. Com certeza, minha imagem vai ser queimada, pois NINGUÉM gosta de ser chamado a atenção. Mas, é o MÍNIMO que eu podia fazer para ajudar a melhorar a imagem dos brasileiros na Internet, que, diga-se de passagem, NÃO é das melhores. Ao fazer isso, estarei também ajudando a melhorar a minha imagem, pois quero ser bem visto.  Sei que muitos vão virar haters da minha pessoa por causa dessa matéria, mas, foi um mal necessário e um risco que eu tenho que correr. Mas, vamos lá... the search continues...


Agora, assistam esse vídeo do nosso colega Bone Lopes, do Resistência Tokusatsu, e vejam como estamos TODOS nos unindo para combater esse tipo de conduta: CONDUTA .

Sei que vocês devem estar saturados com essas matérias minhas. Sei que vocês estão desesperados por links e o andamento de nossas produções. Estamos com BASTANTE episódios traduzidos. Só estamos com problemas com o Encoder, que NÃO está com mais disponibilidade de encodar e legendar pra gente as novas séries. Mas, vamos TENTAR resolver isso o mais rápido possível. Só pedimos um pouco de tempo e paciência. Abraços. 

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -