Posted by : RodrigoPatoDonald quinta-feira, julho 31, 2014

Megaranger: As Batalhas na Era da Internet.




Foi uma jornada rápida de 5 dias que assisti Megaranger. A série te prende de uma maneira sem precedentes. Muita gente subestima essa série. Colocam séries super-estimadas como Dairanger e Jetman como as melhores dos anos 90. Com sinceridade, quem fala isso, provavelmente irá rever seus conceitos depois que conhecerem essa MARAVILHOSA série chamada Megaranger. Não vou tirar os méritos de Dairanger e Jetman, claro, visto da importância delas para a década de 90 e a franquia. E sem falar que devemos levar em conta uma coisa: cada série possui a sua particularidade. Seu ponto forte e seu ponto fraco. Não acho justo chegarem num fórum, num blog ou grupo do Facebook dizendo: "Jetman e Dairanger são os melhores da década de 90!" e ficam impondo como verdades absolutas. Como falei, não nego a importância dessas duas séries para a franquia nessa conturbada década. Mas, ao meu ver, analisar Megaranger me fez ver qualidades que superam com maestria esses dois sentais em qualidade.

Um dos pontos fortes de Megaranger foi uma história concisa e consistente, com um roteiro simples que possui começo, meio e fim. Isso foi legal. Vimos em Megaranger, a exploração da acensão da tecnologia e da internet (que no Japão, naquele ano, já estava em alta) com maestria. Os símbolos dos heróis  (o Computador, o Satélite, a TV, a Câmera Digital e o Celular) retratam claramente a acensão desse avanço da tecnologia (japonesa). Vimos o empenho de divulgar novos aparelhos japoneses, que fizeram a cabeça daquela juventude naquele ano. Para isso, precisou se levar em conta o tema colegial. Claro! Se for falar do futuro, o mais legal seria usar personagens jovens, que estão no esplendor da juventude. Por causa disso, o quinteto é formado por 5 estudantes colegiais (lembrando e MUITO a temática usada em Turboranger) com cada um com sua característica. 

Vimos em Kenta, o irresponsável e impulsivo Red. Na minha opinião, ele foi o personagem com o menor grau de evolução de caráter. Ele começou de um jeito e terminou do mesmo jeito. Admito que ele tinha muita força de vontade e senso de justiça, mas, ele passou a série inteira fazendo burradas e terminou desse jeito. Para ele, enfrentar Nezeriza era mais uma diversão do que um senso de dever a ser cumprido.

Vimos em Keichiro, o mais alto, forte e belo fisicamente. E o único com senso de responsabilidade da equipe. Ele começou de um jeito. Sendo o certinho, responsável e perfeito. Por causa desse senso de responsabilidade (o mais sério da equipe), era óbvio que ele seria o escolhido para ser o líder. Ele se tornou um líder natural e cobrava responsabilidades para a equipe. No final, mesmo mantendo a personalidade séria, saiu um pouco daquela pose de "menino certinho" (principalmente em um dos episódios finais, onde ele mata aula para ensinar o irmão a jogar futebol).

Miku era a menina preguiçosa e comilona. Até que ela era inteligente, mas sua preguiça era maior. E comia MUITO! Era a mais propensa a engordar. Não era vaidosa. Matava MUITA aula para poder comer e dormir. Provavelmente (eu disse. PROVAVELMENTE), Miku tenha sido inspirada descaradamente na personagem Usagi Tsukino da série de mangá Sailor Moon, de Naoko Takeuchi. Ela termina como uma personagem séria e responsável, levando os estudos e a sua missão a sério. Totalmente o oposto do que foi no início.

Já Hayakawa entrou na metade. Um cientista genial, com um senso de humor, digamos, duvidoso. Mas, que vai se tornando mais sério a medida que a luta contra Nezirezia vai se intensificando. Haikawa foi um dos muitos "sexto integrantes" que apareceram de repente e possui sua participação reduzida a medida que os episódios avançavam. Achei isso meio que uma injustiça, mas, que foi necessário para focar nas mudanças do quinteto principal. 

Chisato foi a menina vaidosa e prestativa da equipe. Fazia de tudo pelo bem estar dos amigos. Sua personalidade dependia praticamente de Keichiro, visto que ela era apaixonada por ele. Ela era como se fosse submissa a ele e vimos isso num episódio em que ela se finge de namorada dele (poderia ter sido qualquer um dos outros 3, mas ela foi especificamente nele). Seu ápice foi quando ela luta lado a lado do seu amado num dos episódios finais. 

Agora, o melhor personagem e que sofreu com a maior mudança de personalidade durante a série foi Shun. No início, Shun era um personagem egoísta, arrogante e que gostava de viver isolado. A medida que os episódios foram avançando, Shun foi tendo sua personalidade mudada. A convivência diária com seus amigos fez com que Shun perdesse sua amargura e se tornasse uma pessoa mais amiga, companheira e, principalmente, alegre. 

Uma coisa que achei interessante em Megaranger foi o mistério envolvendo o sinuoso Dr. Hineller. Esse foi um dos poucos grupos de vilões de sentais (Nezirezia) onde não se teve disputa para saber quem era o melhor dos bandidos até o final da série. Vimos que Shibolena, Yugande, Bibidevil e até mesmo, o traiçoeiro Guiltter (até a sua participação terminar), eram submissos as ambições de Hineller. Ele tinha um imenso segredo que fez com que ele se interligasse com nossos heróis (indiretamente)  que vai se revelando no decorrer da série. E já posso dizer uma coisa: Dr. Hineller é um vilão mau, mas, MUITO mau. Aliás, na minha MAIS modesta opinião, esse foi o vilão mais inescrupuloso que já vi num sentai. Ele usava de sutileza e não media esforço para realizar seus intentos. Apesar das maldades dos vilões, eles não eram necessariamente fortes. Yugande, por exemplo, foi derrotado e explodido três vezes pelos heróis. O que deu mais trabalho para os heróis foram justamente o grupo do mal formado pelos Neziranger. Aliás, achei isso uma tacada genial: criar um sentai do mal. Só achei a participação deles rápida demais. Devia ser mais explorado, assim como achei que Guillter deveria também ser mais explorado. E adoraria ver o pequeno Bibidevil tendo uma morte bacana, tipo, ele sofresse uma mutação e virasse um monstro gigante.

Uma coisa que achei legal a respeito desse sentai é que os heróis desse sentai são um dos mais humanos que existem. Eles possuem um lado humano e seus defeitos são explorados para que eles pudessem crescer. Afinal, eles são jovens. Estão no esplendor da juventude. Ou seja, eles terão suas personalidades moldadas para seguir um novo padrão de vida. No caso, o de serem super-heróis e ter que esconder isso de familiares e amigos. No final, o que eles tem como pagamento? Bem.... vou deixar vocês descobrirem. Por falar em familiares, achei legal esse lado em exibirem os familiares dos meninos. Com exceção de Shun, os outros quatro tiveram seus familiares mostrados ou citados. Isso foi um diferencial dos outros sentais. E vale salientar também a maravilha que foram as lutas dos mechas. Dos sentais que eu vi até o presente momento, Megaranger é o sentai que possui as lutas dos mechas com o monstro gigante do dia mais longa até o presente momento. Ou seja, foi algo bacana de ser ver! Deu mais emoção aos combates! 

Concluo essa análise dizendo que Megaranger é uma série que vale MUITO a pena assistir, gravar e guardar num DVD para assistir sempre que quiser. Uma série que você vai se identificar com pelo menos um personagem e ver que nossos heróis são, antes de mais nada, humanos, que sofrem, chora, se machucam entre outas coisas que faz com que eles sejam apenas HUMANOS. Enfim, são verdadeiros heróis. SOLDIERS! CHEER UP!

{ 5 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Uma pena que não está totalmente legendada essa serie...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela está sim, Marcelo... o Millionfold Curiosity terminou de legendar no começo desse ano em inglês, e o Doramas Downloads vai terminar a versão deles em português dentro de pouco tempo. Também existe a tradução do Toku Sentais, que terminou praticamente junto com o Milionfold Curiosity.

      http://millionfoldcuriosity.wordpress.com

      http://doramasdownloadsblog.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Verdade Clock Up, já estou baixando pra ver, muito boa aserie mesmo. Obrigado pelos links...

      Excluir
  2. Megaranger não tem a melhor história (na minha opinião).
    Mas os personagens, em compensação, foram os melhores que eu já conheci! Nunca antes me identifiquei tanto com um Super Sentai quanto nesse - e olhe que já faz algum tempo que eu terminei o colegial, hehe.
    Megaranger é o único Sentai até hoje que me fez chor-- digo, derramar suor másculo dos olhos no episódio final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAHAHHAAHAHAHA... acredito em vossas palavras. O que eu gostei mesmo foi justamente a construção dos personagens. Algo bom de se ver!

      Excluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -