Posted by : RodrigoPatoDonald sábado, abril 25, 2015

ToQger: Uma das melhores coisas da vida é imaginar, por isso é bom ser criança, porque nós, crianças, estamos livres pra imaginar.....




Eu quero começar essa review da maneira MAIS diferente possível. Vou começar com a letra de uma música do ano de 1989 do grupo Trem da Alegria, muito famoso no final dos anos 80 e início dos anos 90 e que define esse seriado chamado ToQger. Vamos voltar ao ano de 1989 e reflitam nessas estrofes e vejam se não define ToQger perfeitamente (e não sejam cínicos... sei que, quando vocês tinham seus 8 anos, vocês escutavam Trem da Alegria... relembrar uma música infantil não vai fazer você menos adulto.... :3 ):

Viagem Para as Estrelas (Michael Sullivan e Paulo Massadas)

Eu desenhei uma lua e um céu
E fiz um trem todo de papel
Pintei um trilho de cada cor
Na direção do planeta amor

Fiz a fumaça da cor do breu
Cada vagão prum amigo meu
Me coloquei bem na direção
Lá vamos nós, coração

Conte comigo
Agora, atenção
Cinco, quatro, três, dois, um, ah!
Soltos no ar, quanta emoção
No nosso trem de ilusão

Pro sonho a gente vai
Por que você não vem?
Viver a vida só faz bem
Pro sonho a gente vai
Por que você não vem?
Me leva junto nesse trem

Eu quero recortar
Uma estrela pra te entregar
Que direção tomar
Não faz mal, deixa o amor guiar
Feche os olhos
Adivinhe....

Viram?? Bem... é sobre isso que fala ToQger. Sobre viagens no trem da imaginação para o mundo dos sonhos. Há algo de errado nisso? Claro que não. Afinal, foi graças as nossas imaginações que podemos sonhar que éramos os nossos heróis na nossa infância. Correto?

ToQger, pelo que acompanhei no último ano que se acompanhou, é uma série de extremos mais acentuados (mais do que Goseiger): ou você a ama ou você a odeia. Pelo que andei pesquisando (e analisando), a série é amada pela MAIORIA dos jovens de 22 anos pra baixo. Mas é odiada pela MAIORIA dos veteranos de 30 anos pra cima. Por quê?

Os mais jovens a amaram. Se identificaram com os personagens. Segundo o ponto de vista deles, a série representa a síntese de que tudo é possível se você tiver força de vontade e imaginação. Eles se identificaram pelo fato dos heróis serem de suas faixas etárias aproximadamente. Muitos jovens acharam a trama séria, com humor usado na medida certa para amenizar a seriedade da mesma. Eles acharam os vilões legais e maus.

Agora os mais velhos odiaram a série. Acharam os heróis infantis demais. Uma trama sem sobriedade e sem um tom soturno como as séries dos anos 80 (sempre comparando com os sentais dos anos 80). Reclamam do abuso de CG. Acharam uma trilha sonora para "adolescente debiloide" (como já vi em alguns comentários na net). Atores fracos que não lutavam destransformados como na década de 80. Teve beijo gay. Enfim, vamos lá...

Quando eu comecei a ver ToQger, eu pensei comigo mesmo: "como eu vou ver a série: como um veterano ou como novato?". Vimos acima que os dois grupos tiveram perspectivas sobre a série. Mas, se é para comparar (o que não é errado), vamos comparar.

Apesar da temática infantil (trens e imaginação), ToQger conseguiu resgatar a essência de muitos sentais da segunda metade da década de 80, quando os sentais de 85 até 89, apelavam para a força bruta e com um roteiro que apela MUITO mais para o drama do que pra qualquer outra coisa. Em ToQger, essa fórmula foi resgatada. Os heróis apanham MUITO. Temos uma dose de mistério incrível. Mas, também, temos os dramas. Vamos encontrar em ToQger, situações trágicas. Já começa com o primeiro episódio: será que nossos heróis estavam mortos? Será que eles ressuscitaram? Qual é o seu real mistério? E vocês acham que só do lado dos heróis tivemos drama? Claro que não! No lado dos vilões também. Tivemos uma história de amor proibido. Tivemos história de traição. Vingança e manipulação. Enfim, muitas situações vividas por adultos.

Aí é que está. Se a série fosse focada SÓ em situações dramáticas, com certeza a série seria algo enfadonha. Aí, usa-se da mesma tática que foi feita em Kamen Rider Den-O: usar o humor para amenizar o drama. Esse recurso foi MUITO usado por roteiristas de sentais dos anos 80. Changeman, por exemplo, é uma prova disso. Uma série carregada de drama e adrenalina. Mas foi uma série que teve MUITOS episódios dedicados a banalidade e a futilidade, como os dos bonecos assassinos, a casa de doces, o do Oozora cantando atirei o pau no gato entre outros. ToQger também foi uma série assim. É uma série onde o drama foi explorado ao extremo. E que precisava desse humor para amenizar o drama e os sofrimentos que as duas equipes (heróis e vilões) passavam. Por isso, vamos encontrar episódios banais em ToQer, como o da casa de banho, dos pintinhos na cabeça e no deu a louca nos contos de fada. Apesar dessas derrapadas, ToQger conseguiu cativar, do mesmo modo que muitos sentais oitentistas. Você se sente envolvido com os personagens. Não digo que os heróis evoluíram (teve um motivo especial para isso, que nos é apresentado no último episódio da série), mas eles mostraram que superaram as dificuldades com primor.

A estória nos é contada da seguinte forma: 5 jovens são contratados por uma empresa espiritual de imaginação, a Rainbow Line,  para combater a Shadow Line, um império que quer acabar com a imaginação, encobrindo o planeta de trevas humanas. Nossos heróis passam por diversas situações, até se encontrarem com Zaran, que adota o nome terrestre de Akira Nichijo, para auxiliar os heróis no combate aos vilões.

Os heróis passam por diversas situações. Entre elas, sofrerem com os diversos ataques sutis dos vilões. Aliás, isso é um show a parte. O visual dos vilões é algo glamouroso, baseada no figurino inglês na época da Revolução Industrial. Outra coisa da Inglaterra que os vilões herdaram foram os títulos (Imperadores, barões, inspetores, madames, condes, duques, marqueses, viscondes e etc). Com exceção ao Zed, não digo que eles eram fortes, mas, eles eram bem perversos. Mas deram MUITO trabalho na reta final do sentai.

Aliás, os 15 episódios finais são uma maravilha. Um combo de episódios com belas cenas de lutas e ação dirigidas no momento certo e com maestria, em situações eletrizantes. O episódio em que Hikari e Raito invadem o prédio e derrotam um exército inteiro DESTRANFORMADOS quebra o mito que muitos toku-fãs defendem de que "tokus atuais não lutam destransformados mais como os de antigamente", sendo que ToQger provou o contrário. E esse não foi o ÚNICO episódio assim. Tivemos muitos outros episódios dos heróis lutando no mano-a-mano, lembrando e MUITO os heróis dos anos 80. E detalhe: eles são versados em artes marciais, lutando disciplinadamente.

Ah, e sobre a polêmica do "selo gay" que tem em Toqger. Sim! Teve! Mas primeiro, Zaran NÃO é humano! Ele não sabe os costumes dos humanos. Isso ele vai aprendendo aos poucos. Ele não tem maldade. Segundo: embora ele estivesse pronto para descobrir o que é beijar, o beijo NÃO foi intencional. Ele só beijou aquele Otaku porque Tokatti tropeçou naquela pedra e empurrou o otaku para o os lábios de Zaran. Terceiro: lamento lhes informar, mas, ToQger não foi pioneiro em "selinho gay". Flashman foi o pioneiro, já que em Flashman, o selo  gay também foi realizado de forma involuntária.

A história foi conduzida de forma perfeita. Aquele evento final foi marcante. Dos 20 sentais que eu vi, ToQger foi o segundo sentai que me fez chorar. E chorei em duas ocasiões: no sacrifício que Raito faz pelos seus amigos e a recompensa dele no final  por ter feito tal sacrifício. ToQger foi uma série que mexeu no meu ranking de sentais e me fez ver os mesmos com outros olhos. Agora, ele ocupa o meu sexto lugar, perdendo apenas para Boukenger (meu favorito), Turboranger (2), Kakuranger (3), Megaranger (4) e Liveman (5). Sei que muitos ainda vão torcer o nariz para ToQger, por cobrarem uma postura de sentais antigos, mas, se vocês forem assistirem para comparar, não vão gostar. ToQger tem MUITOS elementos de sentais antigos. Basta vocês olharem com atenção. ToQger está isenta de falhas? Claro que não! Ela tem tantas falhas como qualquer sentai (e produção toku). Admito que a franquia super sentai precisa de uma pausa URGENTE! Mas, enquanto tiver gente comprando bonequinhos e robozinhos dos mesmos, eles vão continuar. Mas ToQger é uma série que não se pode ser descartada. Muito pelo contrário. É uma série que, pelo menos para a MINHA pessoa, me cativou bastante. A cada episódio que terminava, me vinha uma música infantil na minha cabeça: "Ponha tudo que é triste dentro de um balão... mande-o pro espaço para outra dimensão..." :)


{ 3 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Olá, primeiramente deixe dizer que acompanhei mais da metade de ToQger aqui pelo seu site (belo trabalho, por sinal), tenho mais de 25 anos e devo dizer que gostei bastante da série (bem mais que seu antecessor Kyoryuger), realmente não dá para levar a opinião de muita gente que nem se deu ao trabalho de ver a série, ou então viu 10 episódios (e se achou um doutor na série) e a criticaram ignorando totalmente a história, concordo que está longe de ser uma série perfeita, mas não tira o mérito de ter sido uma ótima série, concordo totalmente com seu review, #tamojunto...o/

    ResponderExcluir
  2. Pois é tenho mais de 25 e devo dizer que gostei da serie não é top 10 da minhas series favoritas mas, tem um espaço garantido, serio parei de tentar entender fãs de sentai a tempo, não sei como eles comparam que uma serie é melhor que a outra e a outra e esta por sua vez, nem merece ser vista.
    O que eu senti falta em Toqger foi mais historia, não a que tem seja ruim mas, ela poderia ser maior parece que ficou condensada em poucos episódios.
    Outro ponto quando vc descobre que eles são crianças ainda tudo faz mais sentido, o porque tem este ar infantil ou um especial final tão tosco, eles são crianças que cresceram para enfrentar algo logo eles agem como tal e isso fica bem legal depois que vc aceita e entende isso.
    Depois como não citar os episódios focados na comédia, só o da casa de banho vale a serie toda.
    Ah concordo com seu review d+ até a parte de Bokenger ser o melhor sentai já feito. abrcos

    ResponderExcluir
  3. ToQger foi um Sentai sensacional, foi empolgante até o fim, gostei demais dos integrantes da equipe, pois além de serem carismáticos, eles eram dedicados e faziam o possível para correr atrás de seus sonhos.
    A série teve muitos episódios dramáticos, o que fazia com que a gente tinha vontade de mais e mais epísodios seguidos, sem parar!
    Valeu muito a pena ver esse Sentai, e ele é um de meus favoritos.

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -